Nossas Olimpíadas

Sapientia

A Sapientia – Olimpíada do Futuro propõe uma abordagem transdisciplinar do conhecimento, buscando conectar as disciplinas curriculares clássicas a matérias mais contemporâneas como Economia, Sustentabilidade, Medicina & Saúde e STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A competição aborda temas pautados pela Agenda 2030 da ONU e enriquecidos pela visão de pensadores do século 21. É a primeira olimpíada a fomentar a produção de projetos que impactem de forma efetiva e real a sociedade civil do país. As ideias propostas pelos alunos são avaliadas pelo grau de inovação, impacto socioambiental e factibilidade de implantação da proposta.

Conhecer o Site
Vitalis

A medicina exerce um claro fascínio sobre os jovens e não à toa os vestibulares para as carreiras médicas estão entre os mais disputados do País. Apesar disto, o nível de conhecimento sobre os caminhos de formação e atuação nas áreas da saúde ainda são pouco exploradas na educação básica. A Vitalis – Olimpíada Brasileira de Medicina foi criada para inserir os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio neste debate. Além de nivelar os alunos nas diversas matérias que sustentam as carreiras médicas, as provas buscam estimular o debate sobre as tendências na medicina e sobre as competências necessárias para o sucesso profissional no setor, incluindo conceitos em tecnologia, economia e gestão de negócios. Além das provas individuais, os alunos trabalham em grupo para desenvolver uma solução prática e exequível para um problema real escolhido por eles no setor de saúde.

Conhecer o Site
OBLing

A Olimpíada Brasileira de Linguística explora temas envolvendo línguas, linguagem, códigos, cultura e cognição humana. A cada ano, recebe uma nova ênfase e um novo nome: já foi Kytã, Noke Vana, Paraplü, Vina, Òkun, Ñanduti, Mărgele, Yora, e a edição atual se chama Kubata. Introduz desafios não-familiares que podem ser desvendados pelo aluno apenas com seu conhecimento básico de mundo, sua intuição como falante e uma boa dose de raciocínio lógico. Investigando as línguas, o aluno desenvolve sua habilidade de lidar com situações desconhecidas, e lida com ferramentas e competências bastante relevantes para a sua futura vida profissional.

Conhecer o Site
OBECON

A Olimpíada Brasileira de Economia explora temas de economia, finanças e negócios, matérias tipicamente ausentes do currículo escolar regular dos colégios. É voltada para alunos do nono ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao término da etapa nacional, os cinco melhores classificados integram a delegação que representa o país na IEO (Olimpíada Internacional de Economia). As provas abordam conceitos de micro e macroeconomia, finanças corporativas, mercado de capitais, história econômica e estratégia de negócios. Os problemas propostos convidam o aluno a refletir sobre os diversos conceitos e estão fundamentados na aplicação da matemática financeira como ferramenta prática.

Conhecer o Site
Pocket

A Olimpíada Pocket é uma série de olimpíadas sobre temas específicos que acontecem ao longo do ano letivo: pautas da ordem do dia (como o COVID-19), comemorativas (como algum marco histórico) ou relevantes cultural e cientificamente tornam-se os protagonistas desses processos olímpicos pontuais. Grandes eventos, autores e obras clássicas da história, debates contemporâneos... todos estes temas são passíveis de se transformar em mais um processo de ensino e aprendizagem. Fique atento às próximas edições pelo site!

Conhecer o Site

Vamos reinventar juntos?